2 razões para caprichar no alongamento antes de atividades físicas

2 razões para caprichar no alongamento antes de atividades físicas

Muita gente — para não dizer a maioria das pessoas — não dá a devida importância ao alongamento antes das atividades físicas. Seja porque a pessoa tem pouco tempo para gastar na academia e quer ir diretamente para os exercícios de musculação ou aeróbicos, seja por não ver utilidade naquilo ou simplesmente por preguiça, fato é que o alongamento prévio é bastante subestimado.

Talvez os atletas profissionais sejam os únicos que realmente valorizem a prática. Contudo, saiba que, independentemente, de você ser um pro, semi-pro ou atleta esporádico, o alongamento anterior à realização de exercícios traz uma série de benefícios a médio e a longo prazo para o seu corpo e para a sua saúde, de forma geral. Portanto, razões não faltam para você incorporá-lo à sua rotina de treinamentos.

Quer saber, detalhadamente, quais razões são essas? Leia o artigo de hoje!

O alongamento antes das atividades físicas aumenta a flexibilidade

O alongamento antes das atividades físicas te torna mais flexível. Isso ocorre pois, realizando-o, você promove o estiramento das fibras musculares, o que faz com que elas aumentem o seu comprimento. Essa maior flexibilidade significa músculos mais bem preparados e aquecidos antes da atividade física, além de uma maior amplitude do movimento das articulações, trazendo como consequência um treino mais fácil e com melhores resultados.

A prática do alongamento prévio é muito importante para os adeptos da musculação. A pessoa que malha e não se alonga fica muito rígida e contraída.

Esse efeito, conhecido como “muscle-bound” — ou “músculo preso”, em uma tradução livre — ocorre porque os treinos com pesos deixam os músculos tensionados, além de os encurtarem. Assim, nem é preciso malhar muito pesado para sentir os efeitos desse encurtamento. Alongar-se antes dos exercícios auxilia no combate a esse encurtamento muscular.

Os alongamentos prévios reduzem os danos musculares

Se você gosta de correr, de nadar, de andar de bicicleta, de jogar futebol ou de praticar qualquer outro esporte desgastante, saiba que o alongamento antes das atividades físicas também é essencial para você. Esses exercícios promovem inflexibilidade e tensões que, dependendo da intensidade, podem acarretar em lesões mais sérias, como distensões musculares e inflamações, ou mesmo danos permanentes.

Alongar-se antes de praticar algum esporte evita essas lesões. Por isso, não se arrisque e lance mão de alguns minutinhos para esticar cada parte do seu corpo.

Há outras boas razões para apostar no alongamento antes de atividades físicas. Eis algumas: ativação da circulação sanguínea; maior consciência corporal; relaxamento corporal; e liberação de movimentos bloqueados por tensões emocionais.

Antes de começar a se alongar, saiba que, no início, principalmente se você é do time dos sedentários, os alongamentos podem se mostrar difíceis e dolorosos de serem executados. Contudo, quanto mais você os fizer, mais rapidamente eles se tornarão fáceis e naturais. Em pouco tempo, se tornarão um hábito super benéfico.

Viu como é importante caprichar no alongamento antes das atividades físicas? Incorpore essa prática à sua rotina de exercícios e sinta os inúmeros benefícios que ela é capaz de lhe trazer. Lembre-se de voltar ao blog para nos contar como tem sido a sua experiência!

2 Comentários em “2 razões para caprichar no alongamento antes de atividades físicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *