Blog do Esporte
maiores artilheiros do flamengo
15 jan

10 maiores artilheiros do Flamengo e suas histórias no rubro-negro

história do Flamengo em 17 de novembro de 1895,ano de sua fundação no Rio de Janeiro. Inicialmente, o Clube era mais envolvido nas disputas de remo. Mas foi o futebol que deu glórias a esse grande clube do Brasil por meio de jogadores de destaque, que se consagraram entre os maiores artilheiros do Flamengo.

O Clube tem uma das maiores torcidas do mundo: são 40 milhões de rubro-negros que, ao longo da vitoriosa história do Flamengo, sempre acompanharam o time do coração por onde quer que ele esteja. Neste post, você vai conhecer a lista dos 10 maiores artilheiros do Flamengo e a trajetória de cada um deles no time rubro-negro.

OS 10 maiore artilheiros do Flamengo

Selecionamos os maiores goleadores que contribuíram para construir a história do Flamengo. Veja quais são!

1. Zico 

Arthur Antunes Coimbra, o Zico, era também chamado pelo apelido de “galinho de Quintino”. Ele foi o maior ídolo da história do Flamengo, pois contribuiu muito para a trajetória vitoriosa do Clube em seus 9 anos como camisa 10 do time. Zico ocupa a posição de maior artilheiro de toda a história do rubro-negro.

Foram 507 gols marcados em seus 732 jogos pelo Flamengo. O ”Galinho” chegou na Gávea em 1974 e ficou até 1983, quando foi para o futebol japonês. De volta à casa rubro-negra, ele permaneceu ali até se aposentar em 1989. Zico ajudou o time a conquistar 25 títulos, entre Mundial, Libertadores, Campeonatos Brasileiros e Cariocas.

2. Dida 

Dida é o segundo lugar na lista dos maiores artilheiros do Flamengo: foram 251 gols marcados em 357 partidas disputadas com a camisa rubro-negra. Ele ficou no Clube de 1954 a 1965 e levou o Flamengo a conquistar 19 títulos. Ele atuava como atacante no Flamengo e participou da Seleção Brasileira que foi campeã da Copa do Mundo de 1958, na Suécia.  

3. Henrique

Henrique Frade é o terceiro da lista dos grandes nomes do Flamengo. Ele é marcou 213 gols em 412 jogos nos 9 anos que vestiu a camisa rubro-negra número 8. Contemporâneo de Dida, Henrique fez uma brilhante carreira no Flamengo entre 1954 a 1963. Nesse período, Henrique Frade ajudou o time a conquistar 17 títulos jogando na posição de centroavante.

4. Pirillo

Sylvio Pirillo também é um dos importantes jogadores da seleção de artilheiros que encantavam os flamenguistas dos anos 1940. Pirillo passou 6 anos no Clube, jogou 236 partidas com a camisa rubro-negra e fez 207 gols. Ele também foi o maior recordista de gols no Campeonato Carioca: ele marcou 39 gols somente na edição do torneio em 1941.

5. Romário

Romário ficou conhecido como “o Baixinho dos mil gols da era contemporânea”. Mas pelo rubro-negro, ele marcou 204 gols com a camisa 11. Ao todo, ele jogou 240 partidas enquanto ficou no Flamengo de 1995 a 1999. Foi somente quatro anos, mas o suficiente para conquistar 12 títulos pelo rubro-negro. Um dos mais importantes foi a Copa dos Campeões Mundiais em 1997.

6. Jarbas

O atacante foi o grande parceiro de Leônidas, com quem fazia belíssimas jogadas e comandava o ataque rubro-negro. Jarbas foi para o Flamengo em 1933 e ficou até o final de 1947. Participou de 381 partidas, fez 152 gols e conquistou 14 títulos pelo Flamengo. Além do Campeonato Cariocas, Jarbas foi o destaque no Torneio Rio-São Paulo realizado em 1940.

7. Bebeto

Quem não se lembra de um dos maiores nomes do nosso futebol brasileiro? Bebeto jogou no Flamengo por 7 anos: chegou na Gávea em 1983 e permaneceu até 1989. Deixou o Clube por um período, mas retornou em 1996. Em toda a sua brilhante carreira no Flamengo, Bebeto marcou 149 gols em 307 jogos.

8. Leônidas

Conhecido como o grande Diamante Negro, Leônidas foi um dos principais jogadores do futebol mundial no século passado. No Mengão, Leônidas fez 151 gols em 149 jogos. Por isso, entre os maiores artilheiros do Flamengo, ele ocupa um posto de destaque, pois foi o único a marcar mais de um gol por partida: 1.03 gols por jogo.

9. Zizinho

Zizinho foi um grande futebolista brasileiro na década de 1940. De personalidade forte, era uma meia armador muito veloz, fazia belas jogadas e levava o time para cima do adversário. Além disso, era um ótimo finalizador: marcou 146 gols em 328 jogos, média considerada alta para a sua posição. O Mestre Ziza atuou na Gávea de 1939 a 1950.

10. Índio

O paraibano Índio é o décimo colocado entre os maiores artilheiros do Flamengo. Ele defendeu o Clube da Gávea por 8 anos: de 1949 a 1957. Jogava como centroavante e fez 147 gols em 214 jogos com a camisa rubro-negra. Ao todo, foram 17 títulos, acontecimentos marcantes e muitas alegrias para os flamenguistas.

Os principais artilheiros da atualidade

Agora, você vai conhecer os atletas que se destacam hoje no Flamengo, time do coração de milhões de brasileiros e que conta com o patrocínio da MRV. Confira!

Gabigol

Em pouco mais de um ano no Flamengo, Gabigol já se tornou um dos maiores ídolos da torcida rubro-negra. Ele conquistou o coração dos torcedores, companheiros de equipe e da comissão técnica ao marcar gols importantíssimos como os dois da final da Copa Libertadores da América em 2019. 

Ele também foi o atacante de destaque e artilheiro do Brasileirão de 2019 com 25 gols. Pelo Flamengo, Gabigol já marcou mais de 60 gols. Por sua atuação no Campeonato Brasileiro deste ano, ele já ocupa a posição de um dos maiores artilheiros ao lado de grandes nomes como Adílio e Adriano. 

Bruno Henrique

Bruno Henrique também é um dos jogadores que caiu nas graças da torcida, pois sempre marca gols importantes na hora que o Mengão precisa. A atuação do atacante no time da Gávea já o coloca como o 5º maior artilheiro da Copa Libertadores da América. Assim, Bruno já, ultrapassa grandes nomes do Flamengo como Marcelinho Carioca e Nunes.

Como você percebeu, os talentos do passado e da atualidade que estão entre os maiores artilheiros do Flamengo ajudaram a fazer a brilhante história do Clube. O Flamengo tem, entre outras conquistas, 6 títulos do Campeonato Brasileiro, 3 da Copa do Brasil e 1 da Libertadores, além de ser campeão do mundo.

Gostou deste artigo? Então, veja também sobre a trajetória campeã do Flamengo e saiba mais sobre o Clube!

Deixe um comentário?

  1. Avatar
    antonio carlos 18 de fevereiro de 2021 as 18:19

    esses caras deram,e continua dando elegria a nacao rubro negra

    Responder