10 coisas que você precisa saber sobre as regras da Libertadores 2017

10 coisas que você precisa saber sobre as regras da Libertadores 2017

 

Em janeiro começa a disputa da 58ª edição do principal torneio continental da América do Sul. Neste ano, a Conmebol realizou algumas alterações nas regras da Libertadores, que terá o maior número de participantes da história, novas fases e durará o ano inteiro.

Maior país do continente, o Brasil terá o maior número de representantes, com oito clubes, dois a mais que a Argentina, e as novas regras da Libertadores ainda incluem sorteios nos moldes da Liga dos Campeões da Europa.

A seguir, vamos listar a principais novidades das regras da Libertadores da América de 2017 para você ficar por dentro de todas as novidades do torneio. Confira:

As novas regras da Libertadores 2017

1. Maior número de participantes da história

O novo formato da Libertadores colocará 47 equipes dos dez países da América do Sul para disputar a competição mais importante do continente, sendo 8 clubes do Brasil, 6 da Argentina, 5 da Colômbia e 4 de Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

2. Ausência de mexicanos

Após 18 anos ininterruptos de participações, os clubes mexicanos abriram mão de disputar o torneio por não concordarem com as novas regras da Libertadores, sobretudo, com as datas e a longa duração do torneio, que entra em conflito com o Torneio Apertura-2017.

3. Novo formato

Além do maior número de times, a edição de 2017 da Libertadores terá um novo formato. No fim de janeiro, seis times iniciam a primeira fase do mata-mata continental.

Os três vencedores se juntam a outros 13 clubes para disputar a segunda fase eliminatória. Os oito classificados duelarão na terceira fase por uma das quatro vagas na fase de grupo do torneio.

4. Sorteio

Diferente das outras edições, a partir das oitavas de final, o sistema antigo de cruzamento do 1º melhor colocado contra o 2º pior e assim por diante, terá fim, dando lugar ao sorteio entre primeiros e segundos colocados, nos moldes da Liga dos Campeões da Europa.

5. Novas datas

A abertura da Libertadores 2017 está prevista para o dia 23 de janeiro, uma segunda-feira, com as primeiras partidas da fase inicial. O jogo de volta ocorrerá dia 27, sexta-feira.

Botafogo e Atlético-PR, os primeiros brasileiros a estrearem ainda na segunda fase, entrarão em campo dia 1º de fevereiro. A fase de grupos terá início em março, dia 7, com término previsto para o fim de maio. Já as finais estão marcadas para os dias 22 e 29 de novembro.

6. Grupo da Morte

Sobrou para o Flamengo figurar no temido “Grupo da Morte”! Os cariocas estão no grupo 4 ao lado do San Lorenzo (ARG), campeão de 2014, Universidad Católica (CHI) e de um dos times vindos de um dos confrontos da terceira fase, que tem como favorito o Atlético-PR.

7. A “Molezinha”

O Atlético-MG, aparentemente, terá a vida mais fácil entre os brasileiros na fase de grupo. O Galo está no grupo 6 juntamente com Libertad (PAR), Godoy Cruz (ARG) e Sport Boys (PER).

8. Chapê

Campeã da Copa Sul-Americana de 2016, a Chapecoense, ao contrário do Galo, terá vida dura na competição. No grupo 7, os catarinenses entram como azarões para enfrentar o tradicional Nacional (URU), Lánus (ARG) e o desconhecido Zúlia (VEM).

9. Demais brasileiros

O Santos (Grupo 2) pega o Santa Fé (COL), Sporting Cristal (PER) e um dos classificados da terceira fase. O campeão brasileiro Palmeiras enfrenta o Peñarol (URU), Jorge Wilstermann (BOL) e outro dos classificados da Pré-Libertadores. Já o Grêmio duela com o Guaraní (PAR), Zamora (VEN) e o Deportivo Iquique (CHI) por uma das vagas no Grupo 8.

Caso se classifique, o Botafogo fará parte do Grupo 1, ao lado do atual campeão Atlético Nacional (COL), Estudiantes (ARG) e Barcelona (EQU).

10. Desclassificados vão à Sul-Americana

Dez dos 16 clubes eliminados terão vagas garantidas na Copa Sul-Americana. Além dos terceiros colocados, os dois melhores quartos disputarão o torneio continental no segundo semestre.

Agora que você já sabe todas as novidades sobre regras da Libertadores de 2017, fique de olho da telinha para conferir o desempenho dos times brasileiros na competição e deixe seu comentário abaixo sobre suas expectativas do torneio. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *