Blog do Esporte
10 coisas que você precisa saber sobre as regras da Libertadores 2017
19 jan

10 coisas que você precisa saber sobre as regras da Libertadores 2017

 

Em janeiro começa a disputa da 58ª edição do principal torneio continental da América do Sul. Neste ano, a Conmebol realizou algumas alterações nas regras da Libertadores, que terá o maior número de participantes da história, novas fases e durará o ano inteiro.

Maior país do continente, o Brasil terá o maior número de representantes, com oito clubes, dois a mais que a Argentina, e as novas regras da Libertadores ainda incluem sorteios nos moldes da Liga dos Campeões da Europa.

A seguir, vamos listar a principais novidades das regras da Libertadores da América de 2017 para você ficar por dentro de todas as novidades do torneio. Confira:

As novas regras da Libertadores 2017

1. Maior número de participantes da história

O novo formato da Libertadores colocará 47 equipes dos dez países da América do Sul para disputar a competição mais importante do continente, sendo 8 clubes do Brasil, 6 da Argentina, 5 da Colômbia e 4 de Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

2. Ausência de mexicanos

Após 18 anos ininterruptos de participações, os clubes mexicanos abriram mão de disputar o torneio por não concordarem com as novas regras da Libertadores, sobretudo, com as datas e a longa duração do torneio, que entra em conflito com o Torneio Apertura-2017.

3. Novo formato

Além do maior número de times, a edição de 2017 da Libertadores terá um novo formato. No fim de janeiro, seis times iniciam a primeira fase do mata-mata continental.

Os três vencedores se juntam a outros 13 clubes para disputar a segunda fase eliminatória. Os oito classificados duelarão na terceira fase por uma das quatro vagas na fase de grupo do torneio.

4. Sorteio

Diferente das outras edições, a partir das oitavas de final, o sistema antigo de cruzamento do 1º melhor colocado contra o 2º pior e assim por diante, terá fim, dando lugar ao sorteio entre primeiros e segundos colocados, nos moldes da Liga dos Campeões da Europa.

5. Novas datas

A abertura da Libertadores 2017 está prevista para o dia 23 de janeiro, uma segunda-feira, com as primeiras partidas da fase inicial. O jogo de volta ocorrerá dia 27, sexta-feira.

Botafogo e Atlético-PR, os primeiros brasileiros a estrearem ainda na segunda fase, entrarão em campo dia 1º de fevereiro. A fase de grupos terá início em março, dia 7, com término previsto para o fim de maio. Já as finais estão marcadas para os dias 22 e 29 de novembro.

6. Grupo da Morte

Sobrou para o Flamengo figurar no temido “Grupo da Morte”! Os cariocas estão no grupo 4 ao lado do San Lorenzo (ARG), campeão de 2014, Universidad Católica (CHI) e de um dos times vindos de um dos confrontos da terceira fase, que tem como favorito o Atlético-PR.

7. A “Molezinha”

O Atlético-MG, aparentemente, terá a vida mais fácil entre os brasileiros na fase de grupo. O Galo está no grupo 6 juntamente com Libertad (PAR), Godoy Cruz (ARG) e Sport Boys (PER).

8. Chapê

Campeã da Copa Sul-Americana de 2016, a Chapecoense, ao contrário do Galo, terá vida dura na competição. No grupo 7, os catarinenses entram como azarões para enfrentar o tradicional Nacional (URU), Lánus (ARG) e o desconhecido Zúlia (VEM).

9. Demais brasileiros

O Santos (Grupo 2) pega o Santa Fé (COL), Sporting Cristal (PER) e um dos classificados da terceira fase. O campeão brasileiro Palmeiras enfrenta o Peñarol (URU), Jorge Wilstermann (BOL) e outro dos classificados da Pré-Libertadores. Já o Grêmio duela com o Guaraní (PAR), Zamora (VEN) e o Deportivo Iquique (CHI) por uma das vagas no Grupo 8.

Caso se classifique, o Botafogo fará parte do Grupo 1, ao lado do atual campeão Atlético Nacional (COL), Estudiantes (ARG) e Barcelona (EQU).

10. Desclassificados vão à Sul-Americana

Dez dos 16 clubes eliminados terão vagas garantidas na Copa Sul-Americana. Além dos terceiros colocados, os dois melhores quartos disputarão o torneio continental no segundo semestre.

Agora que você já sabe todas as novidades sobre regras da Libertadores de 2017, fique de olho da telinha para conferir o desempenho dos times brasileiros na competição e deixe seu comentário abaixo sobre suas expectativas do torneio. Até a próxima!

Deixe um comentário?

    0-20-3